Para realizar o cadastro de um novo contrato primeiro sugiro que leiam estes dois posts
Cadastro de Pessoas:
http://forum.gedaim.com.br/viewtopic.php?f=15&t=1758
Cadastro de imóveis:
http://forum.gedaim.com.br/viewtopic.php?f=14&t=1757
Após ler o cadastro de pessoas e o cadastro de imóveis e proceder com o cadastro dos dois poderemos dar prosseguimento com o cadastro de um contrato.
Para encontrar o cadastro de contratos basta seguir a imagem abaixo:
Após clicar em contratos irá aparecer esta janela:
Nela vc irá clicar em novo e irá abrir a janela de cadatro de um novo contrato:
Nesta tela você preenche os dados do contrato.
Na janela de cadastro temos o campo pasta, o campo pasta é um campo livre onde vc pode escrever um identificador para o contrato (ex.: Numeração da pasta fisica).
Logo abaixo temos o campo imóvel, para selecionar um imovel clique na lupa.
E irá abrir uma nova janela para vc escolher o imovél nela clique sobre o imóvel desejado e no botão Selecionar que está em destaque na proxima imagem.
depois de clicar em Selecionar a janela ira se fechar automaticamente o campo Imóvel e Locador já estaram preenchidos.
Após isso vamos selecionar o locatário (os) para isso basta clicar no botão em destaque na proxima imagem.
Ao clicar no botão para adicionar Locatarios irá aparecer uma nova janela onde voce pode pesquisar e selecionar a pessoa desejada, Clique na pessoa desejada e depois em Selecionar.
Ao clicar em selecionar ele irá fechar a tela e voltar para a tela do contrato já preenchido com o Locatário.
Após isso vamos selecionar o indice de reajuste(IGPM, INPC, INCC, ICP-FIPE, ETC).
Depois de selecionar o tipo de índice vamos preencher os dados como reajuste periodo, parcela inicial, inicio do periodo, dia de vencimento, inicio do contrato, duração e desconto de Pontualidade(opcional preencher), o valor inicial é preenchido automaticamente ao selecionar o imóvel, porém o mesmo pode ser alterado para o valor acordado. As informações neste campo são fundamentais na hora de gerar as parcelas.
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Logo após vamos selecionar o tipo de fiança que será utilizada
De acordo com o tipo de fiança a tela irá mudar para preencher de acordo.
Após preencher todos esses dados gravamos o contrato.
Aba Informações Complementares.
Na aba informações complementares temos o campo conta para repasse, normalmente este campo já vem preenchido com o nome do beneficiario porém para escolher uma conta cadastrada no cadastro do beneficiario.
Logo abaixo temos Geração de Documentos, nele você gera documentos previamente cadastrados no sistema
Nas configurações de funcionamento você configura as seguintes opções:
Previsão de repasse, lá você configura quantos dias após o recebimento irá repassar ao cliente, ou colocar data fixa para repasse caso o repasse seja garantido. Lembrando que esta função só deverá ser utilizada se o contrato tiver uma configuração diferente da configuração do sistema.
Controle de juros diferenciado serve para alterar a multa, juros e até mesmo a carência, sendo utilizado apenas quando for utilizado no contrato juros e mora direfentes do padrão cadstrados no sistema.
Só após tudo isso configurado é que vamos gerar as parcelas clicando no botão de Gerar parcelas irá abrir uma nova janela e nela basta clicar em Gerar parcelas.